🗣️ | Expectativas da Formula 1 2009
Renault
A Renault vai brigar para manter-se como campeã do mundo, para o ano de 2009 contará com os mesmos pilotos de 2008, Scott Dixon vindo de um título e de sem dúvidas a melhor temporada de sua carreira, enquanto Montoya que sofreu muito por abandonar muitas corridas no ano de 2008, entra nessa temporada indo para os seus 34 anos e trazendo dúvidas sobre se o seu desempenho de 2008 com tantos abandonos teve reflexo com a sua idade. Ambos os pilotos estão indo para o último ano de contrato e esse ano servirá como amostra do poderemos ver representando a Renault nos próximos anos, muito provável de que a Renault não renove com os dois já que Nelson Piquet Jr está como piloto de testes e depois de uma sólida temporada na GP2. Vale salientar que além do brasileiro a Renault possui dois pilotos de sua academia que em 2009 estará no grid da F1 como piloto titular sendo Bruno Senna estreando na também novata Orlen e o finlandês Kovalainen indo para mais uma temporada na ex-Collor Racing atual Lotus GP.
Previsão: P2
Red Bull
Sem sombra de dúvidas é a favorita ao título. Fernando Alonso é tricampeão do mundo e segue em forma de disputar títulos e o polonês Robert Kubica pode se dizer que está na melhor fase de sua vida, após um ano incrível em 2008 os pilotos da marca de energético mais famosa do mundo não vão se contentar com um P2 no campeonato de pilotos e construtores, o clima aparenta ser dos melhores e esse ano acredita ser a coroação da Red Bull que já foi campeã de tantas categorias mas que ainda não conseguiu sentir o sabor de ser campeã da Formula 1, não por acaso a Red Bull possui a maior folha de pagamento entre os pilotos . Assim como a Renault a Red Bull possui dois pilotos de sua academia que estrarão correndo no grid da F1, o alemão Nico Hulkenberg na Williams e o estreante Sérgio Perez na BMW.
Previsão: P1
Ferrari
A Ferrari vem forte nessa briga, atual terceiro lugar traz Jenson Button para a sua terceira temporada e seu companheiro de equipe Nico Rosberg que fez um excelente ano na Brawn GP tendo resultados significativos, tendo sido muito superior ao seu companheiro de equipe Lewis Hamilton, numa matéria recente veio a informação de que a equipe italiana estaria fazendo alterações no motor para trazer um motor mais rápido para o ano de 2009, Nico Rosberg agora terá um carro muito melhor em suas mãos será que conseguirá repetir o desempenho do último ano? Se sim, sem dúvidas vai deixar a briga no topo ainda mais interessante.
Previsão P3:
Luz GP
A equipe que possui a maior idade média entre os pilotos de todo o grid com Jarno Truilli e Sebastien Loeb, ambos prestes a completar 35 anos de idade, esperamos um ano bastante consistente com dois pilotos extremamente experientes e um motor muito confiável que são os motores Renault, nesse ano o principal desafio da Luz GP será se aproximar ao máximo da disputa no topo, tenha evoluído e conseguido um quaro lugar no ano passado ainda sim sua distância para a Ferrari que foi a terceira colocada foi maior que o número de pontos feitos por a equipe, é a equipe para prestar bastante atenção no desempenho pois não será estranho se conseguir mais pontos no próximo ano, porém, não é de se estranhar caso o desempenho dos seus pilotos possa ser um pouco abaixo do esperado.
Previsão: P7
ORLEN
A Orlen divulgou que tem preparado esse carro desde 2007 e mantendo os padrões do carro Toyota de 2008 trouxe o atual campeão e vice-campeão da GP2, Alexandre Prémat e Bruno Senna que chegou a vencer a GP2 Ásia, então entre as equipes do meio do pelotão possui uma desvantagem apenas no tocante a experiência mas com certeza será compensado em vontade de vencer, não se tem tantas informações sobre o que esperar dos pilotos mas a equipe traçou como meta para o ano de 2009 a P5 nos construtores, tarefa difícil mas que com dois pilotos de alto calibre não será nada impossível.
Previsão: P11
BRAWN GP
A Brawn teve sua primeira temporada um tanto quanto instável com Rosberg conseguindo boa posição e Lewis Hamilton nem tanto, porém esse ano com o carro mais bem desenvolvido e o próprio Hamilton com mais experiência fazendo dupla com o super experiente Rubens Barrichello tem tudo para se manter bem estável nesse pelotão intermediário e que não há de se estranhar se em alguns momentos possamos ver a Brawn quem sabe brigando por um pódio ou outro, Lewis e Rubens tem apenas um ano de contrato.
Previsão: P5
Williams
A equipe que contou com o Villeneuve e Michael Schumacher em 2008 fez uma grande mudança e para 2009 contará com outro alemão, o jovem Nico Hulkenberg e finlandês campeão de 2006 Kimi Raikkonen. Após um ano bastante tumultuado para o finlandês ele assinou um contrato de um ano com a Williams tentando se reinserir entre os pilotos de topo, a equipe que irá contar com o motor Mercedes também vai figurar no pelotão intermediário e acredita-se de que esse possa ser o reencontro de Kimi Raikkonen com a boa-fase e muito tem esperado para a terceira temporada de Nico.
Previsão: P4
KOENIGSEGG
A mesma dupla que conseguiu P8 em 2008 vem para 2009 com mais experiência em busca de um resultado melhor, o francês Grosjean não foi tão constante durante sua temporada, porém, conseguiu um primeiro lugar no difícil GP da Holanda enquanto Pastor Maldonado, campeão da GP2 em 2007 não conseguiu mostrar sua melhor versão em seu ano de estreia e não conseguiu marcar nenhum ponto, o segundo ano é quando o piloto tem chances de desenvolver mais sua pilotagem e se acostumar com o carro da F1, espera-se do piloto venezuelano alguns pontos e uma briga mais forte frente ao pelotão intermediário, ajudando inclusive a sua equipe por posição melhor ao fim do campeonato.
Previsão: P9
Scuderia Italia
A equipe que iniciou em 2008 e conseguiu um pódio na Hungria vai manter os pilotos para o ano de 2009. Mark Webber se mostrou bem adaptado ao carro e surpreendendo muitas vezes no pré-qualy, enquanto que Fisichella não conseguiu sequer pontuar, Scuderia italia que conta com motor Ferrari que conforme citado obteve mudanças e acredita-se estar mais potente, a expectativa de que a equipe cresça vem com a melhora do piloto italiano e segue numa condição um tanto quanto semelhante a da Koenigsegg.
Previsão: P6
McLaren
A maior incógnita da temporada, após os escândalos de 2007, o fracasso de 2008, para o ano de 2009 a equipe mantém sua jovem promessa Sebastian Vettel e conta com Felipe Massa para fazer dupla, o piloto brasileiro tem mostrado grande evolução desde que iniciou na categoria e vai tentar se provar agora com seu contrato de um ano na McLaren que dessa vez contará com os motores Honda e vem tentando apagar o prejuízo das suas ultimas temporadas, o talento dos dois pilotos são evidentes falta saber como será que eles vão lidar com a pressão de ter que disputar pré-qualy pelo segundo ano. Sem dúvidas a McLaren uma das equipes mais interessantes para se observar em 2009.
Previsão: P8
BMW
Provavelmente uma equipe que irá disputar no pelotão inferior, manteve Vitantonio Liuzzi que até agora não conseguiu se provar em suas temporadas na Formula 1 sendo bastante inconsistente desde que estreou na mesma BMW em 2006, também assinou com o estreante Sérgio Perez para o ano de 2009, o mexicano que conseguiu o título da F3 em 2005 teve três temporadas bem consistente na GP2 desde 2006, o maior problema sem dúvidas será a questão da adaptação e a dificuldade de disputar o pré-qualy, o ano de 2009 vai ser bastante difícil mas nos resta esperar e ver o desempenho da dupla
Previsão: P10
Haas
Outra equipe que faz parte do pelotão inferior vai contar com Nick Heidfield e o retorno do japonês Kamui Kobayashi, o primeiro da equipe norte-americana provavelmente será difícil e com poucas expectativas de pontos durante o ano, espera-se que a experiencia de Heidfield somado ao desejo de se crescer de Kobayashi acrescente bastante a equipe que vai precisar disputar pré-qualy, sem dúvidas o primeiro desafio será avançar para a corrida e quando conseguir essas oportunidades não pode desperdiçar.
Previsão: P13
Lotus
A extinta Collor Racing acabou sendo comprada pela clássica Lotus Racing e para o ano de 2009 vai contar com dois pilotos que irão disputar a segunda temporada, Heikki Kovalainen e Adrian Sutil, então acredita-se de ser mais uma equipe a disputar no pelotão inferior, também tendo que disputar pré-qualy traz uma dificuldade ainda maior para a equipe, quando conseguir passar para disputar a corrida não pode fazer feio se quiser brigar por alguns pontos e chegar perto do pelotão intermediário
Previsão: P12
Comentários
Postar um comentário