📢 | THE LAST DANCE! MICHAEL SCHUMACHER ANUNCIA SUA SAÍDA DA FÓRMULA 1!

"Venho a público dizer que a temporada de 2008 da Fórmula 1 será a minha última na categoria.

Já anunciei minha aposentadoria em 2005, porém voltei ao grid em 2 ocasiões, mas agora é definitivo não pretendo mais correr na categoria" - Essas foram as palavras de Michael Schumacher em nota oficial divulgada durante a Silly Season de 2008.

O Alemão anunciou sua aposentadoria pela segunda vez e parece que agora é definitivo, não teremos mais o multi-campeão de Fórmula 1 no grid.

Ele que atualmente corre pela Williams deixará o cargo de piloto e assumirá o de chefe de equipe, junto de seu irmão Ralf e Frank Williams. Os três comandarão junto equipe britânica, a partir de 2009.

A Carreira...

Iniciando sua carreira no Kart aos 14 anos, Michael tinha o sonho de ser jogador de futebol, mas graças ao seu pai que era dono de um autódromo na pequena cidade de Kerpen, Schumacher se interessou pelo automobilismo.


Em 1987, sua estreia nos monopostos, dirigindo e vencendo na Fórmula König. No ano seguinte, vice-campeão da F-Ford. Em 1989, o jovem alemão já estava disputando a Fórmula 3, na estréia ficou em 3° no Mundial de Pilotos e já em 1990, conquistaria o título.

Em 1991 teve uma pequena participação na F3000 Japonesa, hoje conhecida como F-Nippon. Conseguiu um P2 na corrida em Suto, perdendo somente para Ross Cheever.

Estreou na Fórmula 1 correndo pela Jordan, graças ao polêmico acidente de trânsito envolvendo o belga Bertrand Gachot.

Briatore ficou impressionado, o jovem alemão conquistava uma incrível P7 na qualificação. Subiu para P4 na largada, mas graças à problemas na embreagem, o jovem Schumacher abandonou a corrida.

O recado para Briatore estava dado, e um tempo depois, ele demitiu Pupo Moreno e trouxe Michael Schumacher para fazer dupla com Nelson Piquet na Benneton.



Na estréia, Schumacher já garantiu 2 pontos, terminando na 5ª colocação no GP da Itália.

Em 1992, a coroação, venceu pela primeira vez na principal categoria de automobilismo. A vitória veio no GP da Bélgica, o mesmo que ele estreou 1 ano antes. Com o 2° lugar em Melbourne, Schumacher finalizava o Mundial de Pilotos em 3°.



Já em 1994, o primeiro título, em uma temporada cheia de polêmicas, onde ele chegou a ser banido de duas corridas, MS conquistou o primeiro de seus 5 títulos.

Em 95, dessa vez com facilidade, e se consagrava bi-campeão Mundial.


Foi contratado pela Ferrari e logo em sua estréia já garantiu o 3° lugar no Mundial de pilotos, tendo 3 vitórias (Espanha, Bélgica e Itália).

Entre 97 e 99, teve anos complicados. Em 97, teve um P2 removido após manobra considerada anti-desportiva. Anos depois, Jacques Villenueve, campeão em 97 e causador do DSQ de Schumacher deu uma declaração na qual dizia: "Ele tinha uma falta de respeito total pelos outros pilotos e pelo que as corridas representam."

Em 98, disputou o título até o fim, mas colidiu com David Coulthard na última corrida e perdeu para Mika Hakkinen. Anos depois, o escocês insinuou que o acidente havia sido causado intencionalmente por ele, o objetivo era ajudar seu companheiro, Mika, à conquistar o título.

Acidentando-se em 99, MS não participou de 7 corridas, custando-lhe o título.

De 2000 à 2002, venceu 3 títulos seguidos.

Em seu último título, mais polêmicas, quando como a Ferrari teria obrigado Rubinho deixar o alemão vencer na Áustria. No pódio, Schumacher envergonhado, deixou Rubens ficar no lugar mais alto do pódio.


Em 2003, com muitos problemas na segunda metade da temporada, acabou perdendo o título para Fernando Alonso. o alemão liderou 8 corridas mas o espanhol voou no final da temporada e rumou ao título.

Em 2004, a vida de Schumacher não foi fácil, terminou somente em 5º com 4 pódios, sendo somente uma vitória. Isso abalou a carreira do mesmo já que para 2005 a confirmação veio, Schumacher estava fora da Ferrari, seu substituto seria Fernando Alonso. Ele rumou para a Sauber e correu junto de seu irmão, Ralf Schumacher.

Se em 2004 foi ruim, 2005 foi muito pior. Em um carro fraco, e que ele não conhecia, Michael ficou em 15º com somente 9 pontos, isso fez com que ele anunciasse que se aposentaria da Formula 1. Mas a história não terminou por aí, o alemão voltou às pistas já em 2006, primeiro substituindo JP Montoya, que por brigas internas com a Ferrari não correu em 2 corridas (GP do Bahrein e GP da Argentina), depois substituindo Kamui Kobayashi, na jovem Red Bull Racing. O motivo da troca todos sabem, Kamui teve um começo de ano medonho, 0 pontos e ficando no máximo com uma P11 nas corridas.


Foi a reerguida de Schumacher, levando a RBR sua primeira vitória na Formula 1! Em uma bela demonstração de como se corre na chuva, ele subiu ao lugar mais alto do pódio de forma incrível!

Em 2007, mais um ano sabático, MS decidiu não correr em nenhuma equipe nesse ano e a única demonstração foi em sua pequena passagem pela ROC, na qual o mesmo abandonou na primeira etapa.

E agora em 2008, "The Last Dance!", Schumacher voltou, correndo pela Williams, junto de Villenueve que havia o-vencido em 1997, correndo justamente pela Williams.

Num campeonato ainda em aberto, ele tem somente 10 pontos, e uma P16 no campeonato.

Superação...

Essa foi a palavra escolhida por Michael para representar sua carreira, "Superei as críticas de 1994, com um 1995 espetacular, superei o erro cometido em Jerez em 1997 pedindo desculpas ao Jacques e posteriormente virando amigo dele. Superei o momento mais difícil da minha carreira que foi a minha primeira aposentadoria em 2005, onde todos me criticavam pra em 2006 eu voltar pra Fórmula 1 vencendo uma prova".

Precipitação.

Foi assim que Schumacher descreveu a declaração de Villenueve, quando o mesmo disse que o alemão não respeitava a categoria. "Eu tenho muito respeito pela pessoa de cada piloto da categoria, são declarações muito precipitadas dele, nem parece que o mesmo é um amigo meu de anos, quanto a categoria, se eu não a respeitasse, eu estaria correndo na Indy ou na WTCC".


É o fim...

Schumacher garantiu que não voltará mais como piloto de Formula 1. Ele seguirá seu projeto com a Williams na F1, agora como chefe de equipe junto de seu irmão.








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

📢 | O Último Capítulo: Fisichella anuncia aposentadoria da F1 em 2009.