📢 | TOYOTA DE SAÍDA DA F1. O QUE ESPERAR DA ORLEN?

 Por conta da crise econômica global, a equipe japonesa da Toyota decidiu sair como equipe da Fórmula 1, porém manterá como motor e será da equipe da Orlen, equipe o qual comprou as ações da Toyota. 

Como uma equipe nova e em crise econômica, a Orlen decidiu, assim como normalmente uma equipe pequena nova, apostar em novatos, e um desses novatos é o Sobrinho de Ayrton Senna: Bruno Senna.

Desde 2004 na GP2, Bruno Senna teve um 2004 ruim quando pontuou apenas 18 pontos e ficou na 19° colocação, em 2005, não foi diferente, Pontuou apenas 10 pontos e ficou em 19°.


Com os péssimos resultados, Bruno decidiu descer de categoria e fazer a F3, o que se tornou a melhor decisão da carreira dele. Apesar de não ter ganho o campeonato, terminou em 4° com 1 Vitória e 2 pódios. Com o bom rendimento, subiu em 2007 para a GP2 e teve de novo um bom rendimento: 6° colocação com 3 vitórias e 1 pódio. Em 2008 vive o seu melhor ano na GP2 com a 2° colocação até o momento com 4 vitórias e 2 pódio e ja garantido na F1 em 2009.


Alexander Premat é um piloto experiente, desde 2005 na GP2, teve seu primeiro ano de Novato surpreendendo muita gente. em 2005 teve 22 pontos com 1 pódio e terminou na 14° colocação; em 2006, chegou a disputar o título vencendo 2 corridas e 4 pódios, acabou terminando na 3° colocação 11 pontos atrás do campeão Hulkenberg. Em 2007, chegou como o favorito e estava disputando o título, porém, desistiu do título da GP2 para correr na F1 no lugar de Lewis Hamilton que foi para a McLaren substituir Mark Webber, Premat disputou 7 corridas e não pontuou, já que o carro da Mercedes era muito inferior ao demais. Em 2008, decidiu disputar o título da GP2 e até o momento é o líder da GP2 com 6 vitórias.

Apesar da crise financeira, a Toyota vem fazendo um excelente e surpreendente campeonato. Teve uma Vitória inesperada em Mugello e um pódio em Silverstone com o Loeb. Com isso, apesar da crise econômica e saída da Toyota, creio que a Orlen deve ter um carro intermediário que dispute pontos já que o Chassi e tudo do carro continuará, apenas com um nome diferente. Mas, o carro estará na mãos de um novato e outro que apesar de já ter pilotado na F1, não concluiu uma temporada completa, então, erros podem acontecer e resultados surpreendentes também.


By: Reginaldo Leme

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

📢 | O Último Capítulo: Fisichella anuncia aposentadoria da F1 em 2009.